sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cookies de Chocolate Não Contém Gluten, Lactose e Ovos

Cookies de Chocolate Não Contém Gluten
Receitas sem ovos são sempre bem vindas. Eu acabei fazendo essa receita meio sem querer. Estava fazendo a receita de Cookies com confetes e resolvi testar como ficaria sem o ovo, uma vez que estava fazendo os cookies para usar em uma outra receita, então caso não desse certo não teria problema! Pra minha surpresa, deu super certo e os meninos disseram que só querem assim agora : sem o ovo!!!


Ingredientes :
  • 3/4 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 1/4 xícara de maisena
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1/2 colher de café de fermento em pó químico
  • 80g de margarina amolecida
  • 1 colher de sopa de linhaça (15g - eu usei moída, mas pode ser as sementes)
  • Essência de baunilha (opcional)
  • Chocolate picado (mais ou menos 30g)
Deixe a linhaça de molho em água fervendo. Para uma colher de sopa de linhaça coloque 3 colheres de sopa de água fervente.


Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes, inclusive a linhaça de molho e misture bem até formar uma massa bem homogênea. Acrescente o chocolate picado.




Asse em forno PRÉ-AQUECIDO 180 graus. Dê um espaço grande entre os cookies porque eles esparramam um pouco e grudam um no outro.




Pin It now!

11 comentários:

  1. Nossa muito bom ...eu fiz e meu marido amou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen!
      É muito bom quando fazemos uma receita e todos aprovam, né?!
      Que felicidade!
      Beijos :)

      Excluir
  2. Por qual ingrediente eu posso substituir a fécula de batata?

    Obrigada,
    Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen, a maisena é o substituto mais parecido com a fécula de batata!

      Excluir
  3. A linhaça serve para que? Pode fazer sem? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz a receita, medi tudo direitinho mas a massa não misturava, não deu liga...acrescentei um pouco a mais de margarina (usei becel) e ainda assim nada...acrescentei um pouquinho a mais de linhaça e nada...acrescentei mais água (morna) e aí consegui mexer. Mas que tristeza! Não deu certo...depois de 20 min. no forno o cookie estava bom por fora mas cru por dentro...deixei 30min e a mesma coisa...deixei mais tempo mas ao invés de assar o interior do cookie, esse tempo a mais (mais de 40min!) fez meus cookies ficarem duros como pedra! Tive que jogar tudo fora e fiquei muito triste...o que pode ter dado errado? Por favor, me dê uma dica para conseguir fazer a receita corretamente! Você usa um copo de medidas para medir os sólidos e uma balança para os líquidos? (foi assim que medi...)

    ResponderExcluir
  5. A água nessa receita é só para hidratar a linhaça, não deve acrescentar além da quantidade indicada. A margarina tem que ser amolecida, você pode derreter um pouco no microondas ou na panela. Eu normalmente uso a medida de 200ml como 1 xícara. Espero ter te ajudado! Qualquer coisa volte a escrever!

    ResponderExcluir
  6. Posso usar semente de girassol no estilo M&M no lugar do chocolate picado?E como faço para a massa não fica escura pois não sou muito fã de chocolate.?Em gramas quanto daria cada medida?Tem que render quantos biscoitos?Um forte abraço

    ResponderExcluir
  7. Camila Rojas de Macedo10 de agosto de 2014 às 10:20

    Posso utilizar óleo no lugar da margarina. Aqui reage até a becel. Grata!

    ResponderExcluir